ENCERRAMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFBA EM ITAMARAJU



Aconteceu neste fim de semana dia 18/05/2013 o encerramento do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental ofertado pela Universidade Federal da Bahia no Polo UAB de Itamaraju.
 A proposta deste curso foi implantar nos professores da rede pública a ideia de aliado na busca da melhoria do sistema de ensino e possibilitar à escola emanar princípios, valores e atitudes fundamentais à construção de sociedades sustentáveis entrelaçadas por uma cultura de paz.

A professora da UFBA formadora do Curso Telma Cunha salientou que “O encontro presencial de hoje, foi uma reunião para socializar as experiências das práticas de educação ambiental na escola. Os projetos apresentados relacionaram a realidade local de forma contextualizada, valorizando os aspectos históricos e culturais do município e mobilizando as pessoas das comunidades local e escolar para participar nas soluções propostas, para os problemas socioambientais”.


O curso também tem a finalidade de levar aos professores, gestores e outros profissionais da educação formação qualificada, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A professora e cursista, Maria de Lourdes da Escola Castro Alves informou que está “Feliz e realizada com a conclusão da Pós de educação Ambiental que foi de grande importância e acrescentou muito em minha vida profissional. O curso realmente foi de alto nível”.  

Mas nem tudo, foi sempre flores, para alguns cursistas. Apesar de tão falada na atualidade, a Educação à distância é uma modalidade de ensino é bem antiga, mas pouco conhecida, como exemplifica a professora Núbia Matos da Escola Municipal Maria D”ajuda e do CELEM “as dificuldades foram muitas, porém o aprendizado foi bem maior”, assim como a cursista Lucylane Pires de Almeida que afirma “estou maravilhada com o nível da Pós de atualização em Educação Ambiental, pois o alto grau de dificuldade das tarefas propostas” atingiu positivamente os cursistas .




A professora Cristiomara Barbosa Santos revelou que “o curso foi muito gratificante, pois tive a oportunidade de conhecer o verdadeiro sento da educação ambiental”. Da mesma forma, a professora Maria de Lourdes S. Rocha da Escola Castro Alves afirma que o curso “ foi de grande importância e acrescentou muito em minha vida profissional”

Enfim, pretendendo gerar uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na melhoria das relações de aprendizagem foi encerrado mais um curso da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA no POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DE ITAMARAJU com uma temática importante para desenvolvimento social da região.

Comentários

Claudia Martins disse…
Parabéns, colegas !

Sou seguidora deste blog e acho que para garantirmos a sustentabilidade do nosso Planeta, precisamos disseminar a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Vejam nosso projeto em comemoração ao Dia do Meio ambiente:
Projeto meio ambiente e sustentabilidade na escola. Apresentação da peça teatral A Missão de Alice e A Carta de 2070 em comemoração ao 5 de Junho dia do meio ambiente

http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

Forte abraço, claudia martins