EDITAL N.º 041/2013
O
REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas
atribuições, legais e regimentais, torna público a abertura, no período
de 09 a 30 de abril de 2013, das inscrições para a Seleção para ingresso
para aluno regular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA),
DEDC-I, aprovado pela Resolução CONSU/UNEB nº 902/2012 e recomendado
pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/ CGAA/DAV/CAPES.
1 – NATUREZA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O
MPEJA destina-se a professores, gestores, técnicos e demais
profissionais vinculados às instituições públicas ou privadas, com
formação em nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), que
atuam nas diferentes áreas do conhecimento, interessados em desenvolver
proposta de trabalho (projeto de intervenção, pesquisa aplicada,
desenvolvimento técnico e tecnológico) nos campos temáticos de Educação
de Jovens e Adultos.
1.1 O Programa é composto pelas seguintes áreas de concentração:
a)
A Área de Concentração 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente:
constitui o saber característico da área de atuação do profissional de
EJA que trata de questões relacionadas à histórica lacuna das políticas
públicas na educação brasileira: as consequências do analfabetismo para a
constituição das relações sociais e ambientais no seio das comunidades;
a ausência da educação básica como fator de exclusão social.
Pretende-se, assim, estudar a qualidade da formação dos recursos humanos
na Bahia no contexto da globalização das habilidades para o mundo do
trabalho, pesquisando a relação educação, trabalho e meio ambiente, eixo
norteador para a formação de professores.
b)
A Área de Concentração 2 - Formação de Professores e Políticas
Públicas: contempla os saberes característicos da docência, da pesquisa e
da extensão em educação de jovens e adultos, as especificidades desta
modalidade, tratando de questões interligadas com as competências e
habilidades básicas do profissional em EJA e as experiências inovadoras
que assegurem um bom desempenho do profissional e a efetiva qualificação
para o mercado de trabalho.
c)
A Área de Concentração 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da
Informação e da Comunicação: abrange os estudos sobre gestão educacional
em EJA e as novas tecnologias, observando os limites e as
possibilidades da inovação pedagógica na ação dos gestores de EJA e a
disseminação do conhecimento por meio das novas tecnologias, analisando,
assim, as modalidades de gestão em EJA, destacando a gestão
participativa e democrática, estabelecer vínculos entre a organização do
trabalho, a organização social, política e econômica na gestão de EJA,
investigando a organização da escola e as políticas de gestão de EJA no
Brasil e na Bahia, problematizando impactos das políticas educacionais
no cotidiano da vida escolar e nas identidades dos atores escolares de
EJA.
2 – VAGAS OFERECIDAS
2.1 São oferecidas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2013, distribuídas da seguinte forma:
a) 04 (quatro) vagas destinadas aos servidores públicos vinculados à UNEB;
b) 10 (dez) vagas destinadas aos profissionais vinculados a instituições públicas conveniadas;
c) 10 (dez) vagas destinadas aos profissionais vinculados a instituições privadas conveniadas; e
d) 06 (seis) vagas destinadas à demanda social.
2.2 As vagas não preenchidas por qualquer dos segmentos serão redistribuídas a critério da Comissão de Seleção.
2.3
A Comissão de Seleção é composta pela Coordenação e professores do
Programa, conforme ato da Coordenação do Programa, que decidirá sobre os
casos não previstos neste Edital.
2.4
Em atendimento à Resolução n.º 468/2007/CONSU (D.O.E. de 16.08.2007),
serão ofertadas 40% das vagas para candidatos negros e 5% das vagas para
indígenas, que preencherem as condições e optarem pelo Sistema de
Cotas.
3 – INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão realizadas, no
período de 09 a 30 de abril de 2013, mediante preenchimento de
formulário eletrônico (disponível em www.uneb.br/mpeja),
pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (através de boleto
bancário, conta corrente n. 991805-1; Agência n. 3832-6 do Banco do
Brasil), e envio, via SEDEX, dos documentos (Vide Item 4 deste Edital),
com data de postagem entre os dias 09 e 30/04/2013, para o
seguinte endereço: À Coordenação do Programa de Educação de Jovens e
Adultos, protocolo do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, Rua
Silveira Martins, 2555, Cabula, Bahia, Brasil, CEP. 41 195 001.
3.2
A dispensa da taxa de inscrição para servidores públicos vinculados à
UNEB (técnico administrativo ou docente) far-se-á mediante apresentação
de cópia do contracheque comprovando seu vínculo (servidor efetivo,
servidor em regime especial de direito administrativo – REDA ou servidor
em cargo comissionado). Será aceito o contracheque de um dos três
últimos meses a partir do mês de publicação deste edital.
4 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
4.1
No ato da inscrição devem ser enviados, via SEDEX, em envelope lacrado,
identificado em sua face externa o nome do candidato e área de
concentração do seu interesse, os seguintes documentos:
b)
Comprovante original de pagamento mediante depósito bancário ou cópia
do contracheque, no caso de servidores públicos vinculados à UNEB
(servidor efetivo, servidor em regime especial de direito administrativo
– REDA ou servidor em cargo comissionado). Será aceito o contracheque
de um dos três últimos meses a partir do mês de publicação deste edital;
c) Proposta de Trabalho que deve observar o modelo disponível no site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja), em duas cópias;
d) Currículo Lattes-CNPq referente aos últimos 05 anos, datado e assinado, em duas cópias impressas. (http://lattes.cnpq.br); e
e) Cópia autenticada do diploma ou do certificado de conclusão do Curso de
Graduação. Os estudos realizados no exterior deverão estar revalidados no Brasil, inclusive o Diploma.
4.2 Não serão homologadas as inscrições no caso da não apresentação de qualquer dos documentos acima mencionados.
5 – PROCESSO DE SELEÇÃO
5.1 A seleção consistirá de duas etapas:
5.1.1 Primeira Etapa:
a) Homologação das inscrições baseada na análise do material recebido;
b) Análise da Proposta de Trabalho e Currículo Lattes dos candidatos com inscrições homologadas;
5.1.2 Segunda Etapa:
a) Os candidatos aprovados na primeira etapa irão participar da entrevista, com dinâmicas pedagógicas relacionadas à educação;
b) Entrevista a ser realizada conforme lista nominal divulgada no site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja), em que constarão o local e os horários pré-definidos;
c) O resultado final será publicado em 17/05/2013 no mural e no site do MPEJA
5.2
O candidato terá o prazo de 48h após a divulgação dos resultados para
ingressar com recurso, que deve estar bem fundamentado.
5.3
Os aprovados deverão realizar, no primeiro ano do curso, prova de
língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). A referida prova visa
demonstrar, através da compreensão de textos, a habilidade de
compreensão na língua estrangeira.
5.4 Em nenhuma hipótese será devolvido o valor da taxa de inscrição.
5.5
Os candidatos reprovados no processo seletivo poderão resgatar a
documentação entregue num prazo de 60 dias contados a partir da data de
divulgação do resultado final. Após este prazo, os documentos serão
destruídos mecanicamente.
6 – MATRÍCULA
6.1. A matrícula será realizada entre
os dias 22 a 24 de maio de 2013, na Secretaria do MPEJA, mediante
entrega dos seguintes documentos:
b) 01 foto 3x4;
c) Original e cópia da Carteira de Identidade;
d) Original e cópia do CPF;
e) Original e cópias do Título de Eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, disponível em: (http://www.tre-ba.jus.br) e;
f) Original e cópia do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);
g) Documentos que comprovem o Currículo Lattes.
6.2.
A documentação especificada deverá ser entregue pelo candidato ou por
meio de procuração simples (conforme modelo disponível em www.uneb.br/mpeja).
6.3. A não observância dos prazos estabelecidos implicará no cancelamento da matrícula.
ANEXO I – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Evento Período Local
- Inscrições: 09 a 30 de abril de 2013, Via SEDEX;
-
Resultado da análise da proposta de trabalho e Currículo Lattes e
convocação para entrevistas: 08 de maio de 2013 no Mural e Site do MPEJA
(www.uneb.br/mpeja);
- Entrevista:10 a 16/05/2013 MPEJA / DEDC I;
- Publicação do resultado final 17/05/2013 no Mural e Site do MPEJA(www.uneb.br/mpeja);
- Matrícula 20 a 22/05/2013 na Secretaria do MPEJA;
Aula Inaugural:27/05/2013 no Auditório da Pós-Graduação.
6.4
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Permanente de Seleção
juntamente com a Coordenação do Programa. GABINETE DA REITORIA DA UNEB,
04 de abril de 2013.
Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor
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