MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDITAL N.º 041/2013
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna público a abertura, no período de 09 a 30 de abril de 2013, das inscrições para a Seleção para ingresso para aluno regular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), DEDC-I, aprovado pela Resolução CONSU/UNEB nº 902/2012 e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/ CGAA/DAV/CAPES.
1 – NATUREZA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O MPEJA destina-se a professores, gestores, técnicos e demais profissionais vinculados às instituições públicas ou privadas, com formação em nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), que atuam nas diferentes áreas do conhecimento, interessados em desenvolver proposta de trabalho (projeto de intervenção, pesquisa aplicada, desenvolvimento técnico e tecnológico) nos campos temáticos de Educação de Jovens e Adultos.
1.1 O Programa é composto pelas seguintes áreas de concentração:
a) A Área de Concentração 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente: constitui o saber característico da área de atuação do profissional de EJA que trata de questões relacionadas à histórica lacuna das políticas públicas na educação brasileira: as consequências do analfabetismo para a constituição das relações sociais e ambientais no seio das comunidades; a ausência da educação básica como fator de exclusão social. Pretende-se, assim, estudar a qualidade da formação dos recursos humanos na Bahia no contexto da globalização das habilidades para o mundo do trabalho, pesquisando a relação educação, trabalho e meio ambiente, eixo norteador para a formação de professores.
b) A Área de Concentração 2 - Formação de Professores e Políticas Públicas: contempla os saberes característicos da docência, da pesquisa e da extensão em educação de jovens e adultos, as especificidades desta modalidade, tratando de questões interligadas com as competências e habilidades básicas do profissional em EJA e as experiências inovadoras que assegurem um bom desempenho do profissional e a efetiva qualificação para o mercado de trabalho.
c) A Área de Concentração 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação: abrange os estudos sobre gestão educacional em EJA e as novas tecnologias, observando os limites e as possibilidades da inovação pedagógica na ação dos gestores de EJA e a disseminação do conhecimento por meio das novas tecnologias, analisando, assim, as modalidades de gestão em EJA, destacando a gestão participativa e democrática, estabelecer vínculos entre a organização do trabalho, a organização social, política e econômica na gestão de EJA, investigando a organização da escola e as políticas de gestão de EJA no Brasil e na Bahia, problematizando impactos das políticas educacionais no cotidiano da vida escolar e nas identidades dos atores escolares de EJA.
2 – VAGAS OFERECIDAS
2.1 São oferecidas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2013, distribuídas da seguinte forma:
a) 04 (quatro) vagas destinadas aos servidores públicos vinculados à UNEB;
b) 10 (dez) vagas destinadas aos profissionais vinculados a instituições públicas conveniadas;
c) 10 (dez) vagas destinadas aos profissionais vinculados a instituições privadas conveniadas; e
d) 06 (seis) vagas destinadas à demanda social.
2.2 As vagas não preenchidas por qualquer dos segmentos serão redistribuídas a critério da Comissão de Seleção.
2.3 A Comissão de Seleção é composta pela Coordenação e professores do Programa, conforme ato da Coordenação do Programa, que decidirá sobre os casos não previstos neste Edital.
2.4 Em atendimento à Resolução n.º 468/2007/CONSU (D.O.E. de 16.08.2007), serão ofertadas 40% das vagas para candidatos negros e 5% das vagas para indígenas, que preencherem as condições e optarem pelo Sistema de Cotas.
3 – INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão realizadas, no período de 09 a 30 de abril de 2013, mediante preenchimento de formulário eletrônico (disponível em www.uneb.br/mpeja), pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (através de boleto bancário, conta corrente n. 991805-1; Agência n. 3832-6 do Banco do Brasil), e envio, via SEDEX, dos documentos (Vide Item 4 deste Edital), com data de postagem entre os dias 09 e 30/04/2013, para o seguinte  endereço: À Coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos, protocolo do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, Bahia, Brasil, CEP. 41 195 001.
3.2 A dispensa da taxa de inscrição para servidores públicos vinculados à UNEB (técnico administrativo ou docente) far-se-á mediante apresentação de cópia do contracheque comprovando seu vínculo (servidor efetivo, servidor em regime especial de direito administrativo – REDA ou servidor em cargo comissionado). Será aceito o contracheque de um dos três últimos meses a partir do mês de publicação deste edital.
4 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
4.1 No ato da inscrição devem ser enviados, via SEDEX, em envelope lacrado, identificado em sua face externa o nome do candidato e área de concentração do seu interesse, os seguintes documentos:
a) Formulário de Inscrição (disponível em www.uneb.br/mpeja) devidamente preenchido e assinado;
b) Comprovante original de pagamento mediante depósito bancário ou cópia do contracheque, no caso de servidores públicos vinculados à UNEB (servidor efetivo, servidor em regime especial de direito administrativo – REDA ou servidor em cargo comissionado). Será aceito o contracheque de um dos três últimos meses a partir do mês de publicação deste edital;
c) Proposta de Trabalho que deve observar o modelo disponível no site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja), em duas cópias;
d) Currículo Lattes-CNPq referente aos últimos 05 anos, datado e assinado, em duas cópias impressas. (http://lattes.cnpq.br); e
e) Cópia autenticada do diploma ou do certificado de conclusão do Curso de
Graduação. Os estudos realizados no exterior deverão estar revalidados no Brasil, inclusive o Diploma.
4.2 Não serão homologadas as inscrições no caso da não apresentação de qualquer dos documentos acima mencionados.
5 – PROCESSO DE SELEÇÃO
5.1 A seleção consistirá de duas etapas:
5.1.1 Primeira Etapa:
a) Homologação das inscrições baseada na análise do material recebido;
b) Análise da Proposta de Trabalho e Currículo Lattes dos candidatos com inscrições homologadas;
5.1.2 Segunda Etapa:
a) Os candidatos aprovados na primeira etapa irão participar da entrevista, com dinâmicas pedagógicas relacionadas à educação;
b) Entrevista a ser realizada conforme lista nominal divulgada no site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja), em que constarão o local e os horários pré-definidos;
c) O resultado final será publicado em 17/05/2013 no mural e no site do MPEJA
(www.uneb.br/mpeja), acompanhado de orientações para realização da matrícula.
5.2 O candidato terá o prazo de 48h após a divulgação dos resultados para ingressar com recurso, que deve estar bem fundamentado.
5.3 Os aprovados deverão realizar, no primeiro ano do curso, prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). A referida prova visa demonstrar, através da compreensão de textos, a habilidade de compreensão na língua estrangeira.
5.4 Em nenhuma hipótese será devolvido o valor da taxa de inscrição.
5.5 Os candidatos reprovados no processo seletivo poderão resgatar a documentação entregue num prazo de 60 dias contados a partir da data de divulgação do resultado final. Após este prazo, os documentos serão destruídos mecanicamente.
6 – MATRÍCULA
6.1. A matrícula será realizada entre os dias 22 a 24 de maio de 2013, na Secretaria do MPEJA, mediante entrega dos seguintes documentos:
a) Formulário de matrícula (disponível em www.uneb.br/mpeja)
b) 01 foto 3x4;
c) Original e cópia da Carteira de Identidade;
d) Original e cópia do CPF;
e) Original e cópias do Título de Eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, disponível em: (http://www.tre-ba.jus.br) e;
f) Original e cópia do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);
g) Documentos que comprovem o Currículo Lattes.
6.2. A documentação especificada deverá ser entregue pelo candidato ou por meio de procuração simples (conforme modelo disponível em www.uneb.br/mpeja).
6.3. A não observância dos prazos estabelecidos implicará no cancelamento da matrícula.
ANEXO I – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Evento Período Local
- Inscrições: 09 a 30 de abril de 2013, Via SEDEX;
- Homologação das inscrições: 06/05/2013 Mural e Site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja);
- Resultado da análise da proposta de trabalho e Currículo Lattes e convocação para entrevistas: 08 de maio de 2013 no Mural e Site do MPEJA (www.uneb.br/mpeja);
- Entrevista:10 a 16/05/2013 MPEJA / DEDC I;
- Publicação do resultado final 17/05/2013 no Mural e Site do MPEJA(www.uneb.br/mpeja);
- Matrícula 20 a 22/05/2013 na Secretaria do MPEJA;
Aula Inaugural:27/05/2013 no Auditório da Pós-Graduação.
6.4 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Permanente de Seleção juntamente com a Coordenação do Programa. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 04 de abril de 2013.
 
Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor



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